Full-stack developer Emerson Rocha .::. CMS Joomla!, PHP, JavaScript/NodeJS, Infraestrutura

Por desenvolvimento de template Joomla! puro, entenda um treinamento com uma abordagem à essência do tema, agnóstica de recursos de terceiros; mais prático que um curso de sufixo "teórico" e mais conceitual que um de sufixo "aplicado". Ou seja, o único, ou pelo menos principal objetivo é estudar a essência do assunto base e explorar seu potencial, provando cada uma das afirmações com um ou mais exemplos realistas e aplicáveis.

Saiba o que está contratando

Este é um artigo referente a um serviço profissional que presto como consultor independente, ou, quando aplicável, como empresa. Antes de entrar em contato, recomendo que leia mais sobre quem sou para ficar mais seguro sobre sua escolha.

Típicamente sou desenvolvedor back-end, mas por dois meses vou abrir margem para pesquisar, desenvolver e ministrar um treinamento para profissionais que já são desenvolvedores front-end e trabalham com o CMS Joomla, curso presencial em Porto Alegre. Se você ainda não me conhece, sou programador de extensões Joomla, membro do Joomla Bug Squad, membro ativo e um dos moderadores no fórum oficial em português do Joomla, e participante do Joomla User Grou Rio Grande do Sul, o JoomlaTchê. Se quer ter uma ideia do curso, olhe o código fonte desta página e compare com qualquer um que seja seu, e, se ainda assim não for suficiente, entre em contato que eu mostro no skype a fonte, e você pode ver se pior que o seu atual, ou mesmo mostro algum screencast privado.

Linguagens e suporte

Este treinamento usará como base de demonstração dos conceitos, código:

Nota: poderá ser usado um grid de CSS durante o treinamento, e, ainda que não seja usado nas demonstrações base, incentivado de alternativas em javascript para permitir o uso de HTML5 mesmo em navegadores antigos.

O suporte dos exemplos será para

  • Internet Explorer 7+
  • Versão recente do Firefox
  • Versão recente do Google Chrome
  • Versão recente do Opera

Nota 1: a grosso modo, um código validado tende a, caso não vá funcionar como o esperado, somente o ser apenas no IE7/IE8, logo, a lista acima é razoável em suprimir a versão, em especial pela tendência dos usuários em atualizarem com frequência o navegador.

Publico alvo

  • Profissionais que já desenvolvem templates para o CMS Joomla, com ou sem frameworks de template
  • Profissionais com conhecimento sólido na administração do CMS Joomla e, pelo menos, ou customizem templates prontos ou façam uso do software Artisteer
  • Profissionais que sabem usar o CMS Joomla, e que tenham experiência  no desenvolvimento front-end, de forma pura ou com outros CMSs

Nota: algo em comum neste publico alvo é que, por já ser do ramo profissional do qual o tema deste treinamento é extremamente pertinente, o aluno tenderá fortemente a aplicar o que foi aprendido. Veementemente não recomendo este curso para quem não tiver tendência a aplicar o conteúdo aprendido, e tenderão a ter uma prioridade mais baixa caso haja outros interessados e a fila seja menor.

Pré-requisitos

  • Conhecimento intermediário ou melhor na administração do CMS Joomla
  • Conhecimento intermediário ou melhor em HTML4+ e CSS2+
  • PHP básico ou melhor

Nota: é previsto que caso o interessado não tenha os pré-requisitos, haja outros no mesmo nível de conhecimento, e o tempo do instrutor tenha tempo, que as bases sejam também ministradas ou em uma turma com uma sumula e cronograma de atividades diferenciadas, ou que, pelo menos, estes interessados tenham um treinamento prévio.

Metodologia

A metodologia será especialmente formulada conforme os participantes de cada grupo, e acordada previamente com estes.

Meios

O principal meio de exposição da proposta deste curso é que seja presencial, com a viabilidade de em situações específicas e pré-acordadas, também via video-aulas ou screencasts. Mesmo ao final do treinamento presencial, há tendência em compartilhar correções de erratas, melhorias ou mesmo novas implementações que forem realizadas em função de novos treinamentos. Não obstante você deve estar ciente que a participação no curso não implica em assessoria via troca de mensagens instantâneas; como alternativa posso buscar viabilizar de modo pré-agendado e já com outros colegas do treinamento momentos especificos para tirar esses tipos de dúvidas.

Preferencia por prendizagem visual e interativa, focado objetivo pedaços de código  e exemplos de conceito pronto

No mundo real, a tendência não é olhar um manual, mas ver algo feito e, baseado no que aprendeu sobre o que foi feito, aplicar nos projetos pessoais. Ainda que seja viável as partes práticas do treinamento serem individuais, a tendência por incitar que sejam em dupla otimiza o processo de fixação do aprendizado: não basta saber fazer, terá que saber explicar como faze-lo.

O principal meio do curso é uma série de katas de código preparados, isto é, o autor irá demonstrar passo a passo como resolver desafios especificos, usando passos de bebê detalhadamente explicados e quando um participante não entender um passo, tal item será explicado até que ele entenda. Caso um passo não possa ser compreendido em um prazo razoável dentro do curso por apenas um ou dois participantes, estes serão convidados a ficar além do horário previsto e o ponto revisto. Se ainda assim, passado alguns dias o aluno o aluno está se esforçando aprender sozinho um tópico do curso que já não era pré-requisito e não o consegue, poderá entrar em acordo comigo para vermos a melhor forma, e ficará do bom senso do aluno se quer seja realizar pagamento adicional por explicações extras, assistir como ouvinte não ativo um curso de outra turma do mesmo tema ou mesmo ao participar de uma possível aula de reforço presencial com demais alunos que ainda tenham dúvida a respeito. Rrecomendo que google a respeito de Prepared Kata e Coding Dojo, ou pode ler também este artigo em português explicando o que é coding dojo

Turmas pequenas. Em situações específicas até aula particular

Como para alcançar a meta desde treinamento parte do principio que o aluno já tenha uma base razoável em alguns pontos, e que além da diversidade inerente de participantes e da agilidade com quem aprendem algo novo, as turmas presenciais serão pequenas, idealmente um número exato de 4 pessoas, preferencialmente duplas, de modo que possa viabilizar programação em par em situações em que os alunos deverão fazer algo prático, quer seja um exercício sugerido, ou baseado em uma situação realista dos participantes. Se necessário, quer seja por conflitos de horário dos participantes, ou por um numero ainda menor que que requeiram um auxílio especifico demais, poderá ser menor.

Abstração de recursos fora do escopo do treinamento mas pertinente em aplicações realistas

O código usado para provar os conceitos, como HTML5, ao ser usado com extensões de terceiros que não seguem esse padrão, podem forçar uma invalidação do código e poluir sua ideia. Com o curso, não há um comprometimento formal em ajudar nesse sentido, porém em algumas situações, em especial quando relacionadas a conceitos que, diferente da sobreposição de templates típicas de módulos e componentes, exigem um conhecimento técnico maior do que o número de horas em cima, abre-se margem para ajudar em conversão de extensões para funcionarem bem com a base do curso. Conforme o caso, até criação de algo, em especial se for do tipo plugin ou módulo.

Além de extensões prontas, tenderei a, o que for dotado de uma complexidade maior e desnecessária, facilitar ao deixar rotinas em PHP e Javascript aos participantes. Isso é especialmente util porque, como a tendência é que seja usado código jQuery por parte dos desenvolvedores front-end, tenderei visceralmente a estimular o uso do framework nativo de javascript do Joomla, ou seja, o Mootools.

Sumula

Assim como a metodologia, a sumula será especialmente formulada conforme os participantes de cada grupo, e acordada previamente com estes.

Local e datas

Os cursos presenciais serão realizados em Porto Alegre, e as datas de realização serão durante os meses de maio e junho de 2012, sem garantia de turmas novas depois destas datas. Além disso, poderão ser a qualquer dia e hora da semana, com a restrição de que pessoas do mesma turma confirmem disponibilidade.

Caso tenha um grupo de colegas de outra região do Brasil e queira pagar as passagens e me hospedar, entre em contato por email. 

Caso esteja lendo este post após as datas previstas, caso eu tenha tempo disponivel, ainda posso fazê-lo mais tarde de forma individual via pagamento de um pacote de horas técnicas, como qualquer outro tipo de consultoria que presto. Ou então pelo menos fico com o seu contato para caso venha ministrar este curso novamente em 2013, e lhe dou prioridade.

Inscrição

Entre em contato via email emerson em webdesign.eng.br, e demonstre interesse. Será solicitado que em um segundo momento dê informações de quem é o que já sabe, além de o que espera de um curso de templates com a ideia geral deste e a sua disponibilidade para ir presencialmente em Porto Alegre e algum apoio via internet.

Quanto ao valor, ele será proprocional ao tempo de pesquisa e desenvolvimento de material didático além da base que já tenho, bem como as horas presenciais e uma margem de segurança para ter certeza que, se for necessário mais tempo, haja essa flexibilidade.

 


fititnt.org is not affiliated with or endorsed by the Joomla Project or Open Source Matters. The Joomla logo is used under a limited license granted by Open Source Matters the trademark holder in the United States and other countries
HTML5 Valid