Grupo de estudos sobre o JPlatform
Escrito por Emerson Rocha LuizConforme algumas conversas com colegas, percebi que seria util formalizar grupos de estudos focado no que hoje é conhecido como JPlatform, antes conhecido como Framework Joomla, e que nos tempos de Joomla 1.0 nem ganhava um destaque mais especial. As coisas estão mudando... e rápido. Com um ciclo de liberação de 6 meses para o CMS Joomla, e um ciclo que pode chegar a ser trimestral para o JPlatform, somado ao fato que muitas caracteristicas nem são foco do trabalho nosso do dia-a-dia só contribuiria para depois de algum tempo olhar para algo exclamar um "QUE BRUXARIA É ESSA?" e até mesmo passar vergonha com alguém novo que resolve dar uma geral em toda a documentação. Some a isso que eu já me vi em conversas, quer seja apenas com mais um, ou com mais de uma pessoa por voz, e o tema foi abordado de forma excelente, e ningupem parou para fazer registro disso. E se mais tarde eu precisasse lembrar de algum daqueles pontos?
O objetivo do geral grupo é melhorar de forma sinérgica a qualidade/quantidade em relação ao esforço necessário no trabalho produzido individualmente, de modo que o tempo dedicado junto ao grupo seja revertido de forma positiva aos membros. Cada um dos membros deve ter seus outros objetivos mais específicos. Eu, por exemplo, penso que, se não encontrar através desse grupo outros potenciais especialistas na plataforma com disponibilidade de tempo para assumir projetos comigo, pelo menos tenho um ambiente bom ideal para "largar para os leões" gente nova que venha a trabalhar comigo como programador e ver se sobrevive ao tranco.
É provável que poucos se interessariam em participar de um grupo como esse, e nesse ponto não chega a ser um problema. De início, vai contar com alguns poucos programadores brasileiros que tenho como referência e que já aceitaram participar. De certa forma, a ideia que deixo escrito aqui até já está acontecendo, porém não formalizada.
Sobre os participantes
- O grupo é idealizado prevendo que tempo livre de membros é restrito e que todos são estremamente ocupados com seu trabalho.
- Presume-se experiência prévia na administração do CMS Joomla! e programação em PHP.
- O nível de conhecimento dos participantes deve ser compatível, ainda que um candidato/membro possa diminir diferenças ao pesquisar/treinar os pontos discutidos com antecedência.
- Para permanecer como membro, deve haver uma participação que seja considerada razoável, de modo que o acesso ao material produzido como membro está condicionado a tal participação ativa.
- Caso a intenção de entrar no grupo aconteça significativamente depois da formação deste e o material anterior for grande, é esperável que o a exigência para ter acesso ao material seja maior.
- Espera-se que caso alguém tenha interesse em participar (ou mesmo membro), e já trabalhe profissionalmente com uma equipe, que se tal equipe vai ter acesso ao material de estudo, que os demais de sua empresa 1)ou participem de forma construtiva a esse grupo de trabalho, 2) ou não insistam em pedir o material do grupo 3) ou o respectivo interessado não permaneça mais no grupo.
- E, claro, deve-se ser ser alguém que é simpático com a ideia geral de open-source como os demais, pois implicitamente traria consigo um provável profissional que vale a pena ter como colega e que confia no próprio taco ao não fazer muita questão em escoder o próprio código.
Sobre as reuniões
- Reunião preferêncialmente apenas por voz, e usando o software TeamSpeak hosteado em um servidor específico. Possibilidade de usar vídeo ou acesso remoto via Skype, TeamViewer e afins.
- Tendência a organizar reuniões com antecedência e com duração de 60 minutos, porém tempo livre dentre os participantes, e a qualquer momento.
- Caso em um assunto, um dos membros tenha experiência maior, é natural que ele tome alguma frente. Em outros casos, em que os presentes não tenham a mínima ideia, é apelar pro google, ler desde o código fonte e partir para testes. Caso contrário algo novo não seria usado porque... não foi usado antes... xD?
Sobre o acesso ao material produzido em estudo
- Conversas em audio, exceto quando acordado, serão gravadas, e caso uma reunião não tenha sido pré-agendada, qualquer pessoa que gravar deve explicitar que o está fazendo.
- Se os demais em uma reunião permitirem explicitamente, é autorizado o acesso a reunião, como ouvinte não ativo, de participantes especificados, em carater não permanente.
- Todo material produzido e de acesso não explicitamente publico, poderá ser exibido a terceiro que for de confiança do membro do grupo, desde que o conteúdo não tenha informações de acesso restrito ou que este material seja marcado como restrito.
- É provável que o grupo não centralize de forma não bruta referência ao que for estudado e tenda a servir de suporte a projetos pessoais desenvolvido pelos participantes, ainda que alguns desses projetos sejam de acesso publico, logo, solicitações de não participantes tenderão a não serem completas quando forem fornecidas.
- Se removidas todas as partes em que os demais membros do grupo participam de uma reunião em audio, o membro pode licenciar seu audio sob a WTFPL.
Temas de estudo iniciais propostos
- Padrões gerais de escrita de código
- Arquitetura de software
- Uso de ferramentas que gerão documentação automática (Doxygen...)
- Excecusão de testes automáticos (PHPUnit...)
- Uso do potencial máximo de IDEs (Eclipse, Netbeans)
- Uso de controle de versões com GIT (Github...)
- Funções novas, ou nem tanto, desde o PHP 5.2+
- Provável no JPlatform 12.1+: JDatabaseQueryPostgreSQL
- Novo no JPlatform 11.3: JImage
- Novo no JPlatform 11.3: JWeb
- Novo no JPlatform 11.3: JGrid
- Novo no JPlatform 11.3: JString
- Novo no JPlatform 11.3: JHttp
- Novo no JPlatform 11.3: JGithub
- Novo no JPlatform 11.1 JForm
- Novo no JPlatform 11.1: JInput ( JRequest deprecated )
- Novo no JPlatform 11.1 JLog
- Reciclagem: JCache (e alternativas, e estudo de implementações)
- Reciclagem: FileSystem~
- Reciclagem: JRoute
- Reciclagem: JUpdate
- Reciclagem: Funções não usadas com frequência no PHP
Como entrar
Entre com alguém que faça parte, e converse a respeito.
comments powered by Disqus