Tipos psicológicos Briggs e Keirsey e a aplicabilidade de metologias ágeis
Escrito por Emerson Rocha LuizDesenvolvimento de software é muito mais sobre pessoas do que o método que é usado ao desenvolver software. Scrum, XP, Lean e afins falham miseravelmente ou no mínimo ficam abaixo do esperado em equipes focadas na metodologia, não se preocupando com quem vai usá-la e seu contexto. Este artigo aborda a relação entre tipos de características e preferências pessoais e o desenvolvimento de software. Serve como um convite para leituras mais específicas a você, em especial se for desenvolvedor de software que trabalha em equipe, tanto para se conhecer como até seus colegas, e possívelmenete otimizar o trabalho.
Desde já acentuo que apenas o perfil psicológico de modo isolado(embora faça muita diferença quando considerado) não é o único item que pode ser otimizado. Outros pontos serão abordados em outros artigos.
Exemplos onde metologias ágeis não funcionam
Implementar uma nova metodologia ágil em uma equipe que já trabalha com alguma, não é um problema. A boa aceitação é esperada. Agora, implementar qualquer metodologia - mesmo que de forma parcial - em uma equipe em contexto especial, é muito mais complicado, senão próximo do impossível.
Alguns exemplos de equipes/membros que fazem anos de teorias irem por água abaixo:
- Funcionários mal pagos, sem plano de carreira significativo além de tempo de serviço.
- Estabilidade de cargo sem ligação com meritocracia (concurso público, cargo de confiança...)
- Equipe em "empresas familiares" (alguém é parente de alguém, amigo pessoal de um vice-diretor, etc)
- Desbalanceamento entre quem faz e quem não faz, que desmotiva até mesmo pessoas em potencial
Entenda que só porque um livro afirma que ao aplicar a metodologia tal de um certo modo implicará em melhoria para a equipe, não significa que realmente vá. Mesmo que um ótimo consultor seja contratado para ajudá-lo a implementar uma metodologia ágil, se o contexto for semelhante a um dos citados anteriormente, o consultor deve ir além da parte técnica e procurar entender muito bem cada indivíduo da equipe, tão próximo quanto possível de como um psicólogo faria. Do contrário, mesmo que de início o grupo pareça estar indo no caminho certo, tão logo a atenção necessária deixe de ser dada, a equipe abandona aos poucos todo o processo.
Além de perfil psicológico, que é o tema deste artigo, há recomendações adicionais sobre como motivar equipes de desenvolvimento e que, por questões de foco, serão abordadas em outros artigos.
Classificação tipológica de Myers Briggs
Segundo a Wikipedia: A classificação tipológica de Myers Briggs (do inglês Myers-Briggs Type Indicator - MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Sem aprofundar muito, ela separa as pessoas em 16 grupos, resultado da matriz de possibilidades de quatro grupos conforme os fatores.
- Percepção do mundo
- (S) Sensorial: realistas, senso prático
- (N) Intuitivo: teórico, conceitual
- Decisão
- (T) Pensadores: avalia a situação de forma objetiva
- (F) Emotivos: avalia a situação de forma subjetiva
- Estilo de vida
- (J) Julgadores: planejador, metódico
- (P) Perceptivo: possui grande adaptabilidade
- Fonte de Energia
- (E) Extrovertido: expressivo, entusiasta, voltado para os demais
- (I) Introvertido: reservado, voltado para si
Recomendo a leitura sobre Classificação tipológica de Myers Briggs no Wikipedia em português (ou se preferir, em inglês). Você pode achar este artigo mais interessante se anotar qual opção (representada pela letra em parênteses) de cada grupo que mais se parece com você.
O modelo dos quatro temperamentos de David Keirsey
O psicólogo David Keirsey, sugere também uma divisão mais simplificada de quatro temperamentos gerais em cima de restrições sobre a tabela MBTI.
Artesão (MBTI SP, sensorial, perceptivo)
Concretos e pragmáticos, procuram estimulação e preocupam-se em causar impacto. Sua maior força é a tática. São excelentes na resolução de problemas, agilidade, manipulação de ferramentas, instrumentos e equipamentos.
Guardião (MBTI SJ, sensorial, julgador)
Concretos e cooperativos, procuram segurança, estão preocupados com a responsabildiade e dever. Sua maior força é a logística. Seu ponto forte é organização. São excelentes em facilitar (para os demais), verificar (serviço dos demais) e dar apoio em geral.
Idealista (MBTI NF, intuitivo, emotivo)
Abstratos e cooperativos, procuram significado e importância, são preocupados com crescimento pessoal e encontrar sua própria identidade. Sua maior força é a diplomacia. Destacam-se em deixar situações mais claras e inspirar pessoas.
Racional (MBTI NT, intuitivo, pensador)
Abstratos e pragmáticos, procuram maestria e auto-controle. São preocupados com o próprio conhecimento e competência. Sua maior força é a estratégia. Destacam-se em investigações lógicas como engenharia, conceitos, teorias e coordenação.
Sobre este outro tema, recomendo também a leitura de Keirsey Temperament Sorter (em inglês).
Onde Briggs e Keirsey podem lhe ajudar em um software melhor e colegas mais felizes
O auto-conhecimento e o quanto você sabe de sua equipe por diversas vezes faz diferença. É comum mesmo para aqueles que não conhecem essas classificações, implicitamente as "sentirem" e as levarem em consideração. Se leu os links que passei, e quem sabe até procurar ler mais a respeito sobre o tema, pode além de fazer isso de forma mais rudimentar, literalmente saber o que se passa. Abaixo resumo parte destes temperamentos e o quanto eles podem afetar sua equipe de desenvolvimento.
Atenção: cada pessoa é única e, mesmo dentro destes grupos, há diferenças. Aliás, uma pessoa pode assumir outro perfil com o passar do tempo. Observe que alguns exemplos a seguir funcionam em um contexto e necessariamente não para todas as situações (a tabela com temperamentos e tipos de inteligência deste artigo pode deixar isso mais claro).
Artesãos
Pessoas com temperamento artesão são práticos, preocupados no aqui e no agora. Tendem a ser bons em usar ferramentas de desenvolvimento como IDEs, configurar servidores, saber onde achar uma informação técnica para uso imediato e afins. Por outro lado, encurralar este tipo de pessoa com algo sem opções para solução de um problema, como depender de algo que vem de terceiros para que um projeto vá adiante, é muito negativo.
Uma fonte de estresse forte é o tédio, além de qualquer situação que restringa o poder de atuação. Fornecer opções é essencial.
Ter nenhum ou bem poucos artesãos em sua equipe pode torná-la pouco prática. Por outro lado, ter a maioria ou todos de uma equipe com esse perfil pode trazer problemas de planejamento a longo prazo caso não haja cuidado, ainda que a agilidade imediata seja impressionante.
Para saber mais, leia sobre o temperamento artesão (em inglês).
Guardião
O perfil guardião, assim como parte dos racionais, em geral são bons líderes ou Scrum Masters, mas nem por isso precisam ter essa posição para serem o que são.
É comum pessoas com esse temperamento ficarem estressadas quando não há regras definidas para algo que já "deveria" ter, ou mesmo quando o trabalho deles ou de sua equipe passa desapercebido.
Ter nenhum guardião em sua equipe de desenvolvimento pode deixá-la carente de alguém que ajude um projeto a ser revisado e até mesmo que "defenda os interesses" da equipe para terceiros.
Para saber mais, leia sobre o temperamento guardião (em inglês).
Idealista
Você acha que um idealista iria se sentir bem caso você o obrigue fazer algo chato e repetitivo, sem explicar a importância, só porque ele é pago para isso? Acho que não. E se deixá-lo com alguma tarefa que envolva motivar, ensinar ou convencer os demais? Agora sim.
Causas de estresse em idealistas podem partir tanto de dentro como de fora. A busca por tornar os demais independentes e únicos pode conflitar com sua própria identidade. Outra crise comum é que, como parte de suas ideias podem surgir de forma intuitiva e não possuir explicação lógica imediata, é fácil se frustrarem se os demais simplesmente não acreditarem neles e até mesmo desistirem da ideia.
Enquanto ter nenhum idealista na sua equipe pode fazer com que ela não tenha idéias tão inovadoras, ter idealistas demais pode causar o extremo de poucas serem realizadas ou então demorarem demais.
Para saber mais, leia sobre o temperamento idealista (em inglês).
Racionais
Temperamento racional é comum em coordenadores (do ponto de vista de ajudar demais a fazer algo) e engenheiros (perfil menos coordenador e mais prático dentre os racionais). Tendem a ser excelentes teóricos, do tipo que gostam e se sentem bem modelando e estudando uma solução da melhor forma possível antes de aplicá-la.
Por outro lado, sofrem um estresse adicional se algo sai fora do esperado, como um projeto ter de ir em produção antes do momento certo. Sob pressão, é comum o aumento de autoritarismo.
Como exemplo típico, ainda que isso definitivamente não seja uma regra, ter nenhum ou poucos racionais na sua equipe pode fazer com que ela tenda a entregar algo imperfeito (ainda que com um menor prazo), enquanto em excesso pode resultar em algo perfeccionista e demorado.
Para saber mais, leia sobre o temperamento racional (inglês).
Tabela com temperamentos e tipos de inteligência
No tópico anterior, considerou-se apenas o temperamento. Um estudo mais aprofundado pode levar em consideração também os demais subitems de MBTI. Exemplo: mesmo entre artesãos, pode-se ter aqueles que fazem por si mesmos ou que tendem a ajudar os demais a fazer. Um indivíduo de um temperamento pode ser parecido com de outro temperamento.
Base | Temperamento | Papel | Variação do Papel |
---|---|---|---|
Sensorial ou Intuitivo? |
Emotivo (F) ou Pensador (T)? |
Julgador (J) ou Perceptivo (P)? |
Extrovertido (E) ou Introvertido(I)? |
Intuitivo (N) |
Idealista (NF) Diplomático |
Mentor (NFJ) Developing |
Professor (ENFJ): Educa |
Conselheiro (INFJ): Guia | |||
Advogado (NFP) Mediador |
Campeão (ENFP): Motivador | ||
Curador (INFP): Conciliador | |||
Racional (NT) Estrategista |
Coordenador (NTJ) Organizador |
General (ENTJ): Mobilizador | |
Mente brilhante (INTJ): Entailing | |||
Engenheiro (NTP) Construtivista |
Inventor (ENTP): Concebe | ||
Arquiteto (INTP): Designing | |||
Sensorial (S) |
Guardião (SJ) Logistical |
Administrador (STJ) Regula |
Supervisor (ESTJ): Força |
Inspetor (ISTJ): Certifica | |||
Conservador (SFJ) Apoia |
Apoiador (ESFJ): Apoia | ||
Protedor (ISFJ): Protege | |||
Artesão (SP) Tático |
Operador (STP) Diligência |
Promotor (ESTP): Convence | |
Crafter (ISTP): Instrumentação | |||
Entertainer (SFP) Improvisa |
Performer (ESFP): Demonstra | ||
Compositor (ISFP): Sintetiza |
Bônus: um estudo preliminar sobre Tipos de Personalidade em Equipes Scrum
O Grupo de Pesquisa em Usabilidade e Engenharia de Software da UFAM fez um estudo que é um convite ao seu pensamento crítico. Faça o download do artigo "Um Estudo Preliminar Sobre Tipos de Personalidade em Equipes Scrum" (PDF, 206KB).
Ainda que o estudo tenha usado um grupo de amostragem pequeno, no mundo real a tendência é que seja análoga. Leia-o com atenção e tire suas próprias conclusões.
comments powered by Disqus