Como obter um orçamento de desenvolvimento de extensões Joomla! de forma eficiente
Escrito por Emerson Rocha LuizAtenção!
Este artigo é antigo e, ainda assim, ainda não foi concluído. Tão logo ele esteja anuncio publicamente.
Este texto é orientações que pretenderei tentar ver melhor com meus futuros clientes comerciais, porém outros desenvolvedores Joomla podem tomar como base ou até sugerir detalhes melhores.
Ele parte do princípio que quem vai solicitar o orçamento tenha noções mínimas de Joomla, por exemplo, uma empresa de design contrata um programador para desenvolver uma solução para ela e, embora ela não saiba programar, tem alguma noção do resultado final esperado.
Justificativa
A resposta é simples: um bom acordo antes de qualquer coisa ser assinada, evita dor de cabeça. Prazos podem ser dados com mais certezas. Se algo imaginado inicialmente não for o resultado final, podem as partes entrarem em acordo sobre alguma outra caracteristica a mais ser implementada, ou então uma redução de valor em relação ao inicial.
O que obter do cliente final
Seu cliente não sabe o que quer, ele acha que sabe o que quer. Quem vai definir o que ele realmente quer, é você, designer, ou qualquer outro que for fazer o primeiro contato.
Procure entender o nível de conhecimento do cliente. Não adianta tratar como um retardado alguém que está passando algo para você porque ele não tem tempo pra fazer sozinho (mas que SABE o que faz) nem superestimá-lo
O que passar para o programador
O designer não sabe o que quer, ele acha que sabe o que quer. Quem vai definir o que ele realmente quer, é você, programador.
Dados sobre o cliente final
Não é realmente necessário que passe todos os dados que indetifiquem o cliente final. Fica a seu critério identificar a empresa. Não obstante, é interessante citar o ramo de atuação da empresa e quais os clientes do seu cliente, de modo que possa ajudar até mesmo o programador no que diz respeito a ele dar ideias que nem o seu cliente, nem você, tiveram, ou mesmo já antever possiveis problemas futuros e já preparar soluções.
O que o sistema faz
Isso pode ser basicamente uma cópia do que o cliente disse a quem fez o primeiro contato, já com edições ou sugestões adicionais de quem intermediou o primeiro contato. Pode ser uma idéia geral
Direitos de cópia deste post: Você é livre para alterar e usar, sem citar a fonte, para seus clietnes usando esse modelo ou adaptação deste. Não obstante, você não pode copiar e publicar este texto na internet sem antes falar comigo e, se for o caso, atribuir integral ou parcialmente os crétidos.
comments powered by Disqus